Sáude

Jornal Viva Brasil

  • Jornal Viva Brasil

Menu Principal

  • Home
  • Bebês / Crianças
  • Drogas
  • Homem
  • Mulher
  • Notícias
  • Primeiros Socorros
  • Saúde Bucal

Saúde

Uma vacina contra o câncer de mama

Tweet

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicaram os resultados de um estudo com uma vacina que combate tumores mamários não invasivos. Depois de administrar a droga a 27 mulheres e, mais tarde, submetê-las a uma cirurgia na mama, eles notaram que o mal havia regredido para valer. Ao acompanhar as pacientes por quatro anos, os médicos também verificaram que em 85% dos casos a doença não havia voltado. "É uma forma inovadora e interessante de tratamento, mas temos de aguardar análises mais abrangentes. A imunoterapia é linda na teoria, só que ainda não funciona tão bem na prática", opina a oncologista Solange Sanches, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo.

Um estímulo às próprias defesas

Como se chega à vacina terapêutica e de que forma ela age nas mamas

1. O recrutamento

Células especiais do sistema imune são retiradas da paciente e instigadas, em laboratório, a reconhecer tecidos tomados pelo câncer.

Leia mais...

postcategoryiconCategoria: Mulher / Últimas Notícias

Óleo de coco emagrece mesmo?

Tweet

Se tem um óleo que pode ser considerado o queridinho do momento, é o de coco extravirgem. Extraído do fruto maduro, ele virou febre principalmente entre aqueles que desejam se livrar de vez das dobras que teimam em se espalhar por diversas partes do corpo.

Para pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, todo esse auê é compreensível. Eles prescreveram uma dieta de manutenção de peso a 30 homens com um grau de obesidade leve. Enquanto metade consumiu 1 colher de sopa cheia de óleo de coco todo santo dia, a outra teve de engolir óleo de soja, na mesma porção.


Em 45 dias, o resultado agradou: apesar de o óleo proveniente da fruta ser cheio de gordura saturada e calorias, ele ajudou a reduzir o índice de massa corporal, o volume de gordura e a circunferência na cintura de quem o incorporou à dieta. Além disso, contribuiu para o aumento de massa magra, ou seja, músculo puro. "Há o caso de um paciente que perdeu cerca de 7 quilos", revela a nutricionista Christine Erika Vogel, uma das responsáveis pela investigação.

Leia mais...

postcategoryiconCategoria: Notícias / Dicas

Emplastro lançado nos EUA pode ser alternativa à máscara de ar para casos de apneia do sono

Tweet

Cerca de 28 milhões de americanos têm apneia do sono, o que provoca despertares repetidos e pausas na respiração durante a noite, muitas vezes resultando em roncos altos e arfadas. Há décadas, o tratamento padrão tem sido a "pressão positiva contínua nas vias aéreas" (CPAP), uma máscara usada durante a noite que empurra o ar em direção às fossas nasais, permitindo facilitar a respiração.

A CPAP reduz e em alguns casos previne totalmente episódios de apneia. Mas a máscara parece ter saído de um filme ruim de ficção científica: ela é grande, volumosa e intrusiva. Muitos pacientes simplesmente se recusam a usá-la ou a arrancam durante o sono. Estudos mostram que cerca de metade de todas as pessoas que são orientadas a utilizar máquinas de CPAP param de usá-las em uma a três semanas.

Leia mais...

postcategoryiconCategoria: Notícias / Dicas

Refrigerantes aumentam o risco de infarto e outras doenças, diz estudo

Tweet

Um estudo norte-americano concluiu que o consumo de refrigerantes aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. A situação é mais grave em relação às bebidas com açúcar, mas a versão dietética também apresenta o problema.

O refrigerante está entre as principais fontes de açúcar da dieta. Pesquisas anteriores já haviam ligado o consumo a problemas como o ganho de peso, a diabetes e a pressão alta, que, por sua vez, são fatores de risco para o coração. A pressão alta, aliás, não é causada só pelo açúcar, mas também pelo sódio, que está presente na versão dietética.

No estudo, as pessoas que bebem mais de um copo por dia de refrigerante com açúcar apresentaram maiores níveis de pressão sanguínea e de colesterol. Eles também consomem mais carne vermelha e laticínios integrais, que têm mais gordura, e fazem menos atividade física, em comparação com a média.

Leia mais...

postcategoryiconCategoria: Notícias / Dicas

Câncer de intestino está ligado à ingestão de carne vermelha, aponta estudo

Tweet

O consumo excessivo de carne vermelha é apontado como fator de risco para vários tumores, mas no caso do câncer de intestino grosso, que já é um dos mais frequentes entre os paulistanos, essa relação se torna mais evidente. É o que mostra uma revisão de seis estudos científicos que será apresentada em junho no congresso da Sociedade Americana de Câncer, nos EUA, sob o comando de Alexandra Paola Zandonai, especialista em enfermagem oncológica pela Universidade de São Paulo (USP).

Em seu trabalho, a profissional observou que a ingestão diária de carne bovina ou suína, independentemente do tamanho da porção, aumentou em até 35% o risco de desenvolver câncer de intestino grosso, ou colorretal, porcentual que sobe para 49% no caso dos embutidos - entre eles salame, salsicha e até peito de peru. Uma solução apontada por ela para amenizar o problema é substituir a carne vermelha pela branca. "Os peixes, principalmente, são ricos em ácidos graxos, benéficos ao corpo".

Leia mais...

postcategoryiconCategoria: Notícias / Dicas
Mais Artigos...
  • Desmaios frequentes podem ser problema no sistema circulatório
  • Vencer a guerra contra o câncer será torná-lo uma doença crônica, diz oncologista indiano
  • Transplante de medula em idosos ganha novas técnicas
  • Droga contra derrame é incluída no SUS

Página 1 de 85

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Link1 | Link2 | Link3

Jornal Viva Brasil 2011-2012.

Joomla template created with Artisteer by Thales Covolan.